Sua gráfica tem distribuidor de papel em formato especial?

Stock offset paper.  Man working in print factory

O setor gráfico brasileiro deve fechar 2016 com média geral de 10% de queda na produção, segundo estimativa da Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). Neste cenário, reduzir custos é essencial para qualquer empresa gráfica que queira se manter viva. E uma boa alternativa é acabar com os desperdícios de sobras de papel e melhorar a gestão de estoques. Para isso, é essencial a gráfica contar com um distribuidor de papel em formato especial que ofereça a personalização de formatos e a armazenagem de estoques.

 Não há números precisos, mas é certo que boa parte do papel comprado pelas gráficas se perde em formatos inadequados para determinado tipo de impresso. Isto ocorre devido, muitas vezes, à falta de planejamento na produção. Há gráficas que, satisfeitas com a boa variedade de tamanhos fornecidos pelos fabricantes e distribuidores de papel, ainda não se atentaram para o fato de que podem ter papel em formato especial, aumentando a produtividade e reduzindo custos de impressão.

 Porque usar papel em formato especial

São muitos os tamanhos de papéis gráficos oferecidos pelos fabricantes, tendo como o mais usual em offset, por exemplo, a folha de 66x96cm. No entanto, se sua gráfica quer se diferenciar e atrair a atenção de novos clientes, precisa ser criativa e desenvolver soluções em impressos que saiam do lugar comum. Você tem que se antecipar às necessidades do mercado e criar novas demandas e formatos, que, muitas vezes, nem mesmos os seus clientes haviam pensado ainda.

E aí que surge a necessidade de sua gráfica contar com um parceiro que encampe o seu projeto. Se você desenvolveu uma solução para o seu cliente, mas está tendo perdas nos formatos de papéis atuais, ou se o seu próprio cliente sugere um impresso que também lhe causa perdas, a opção mais viável é criar um formato especial, que potencialize o impresso e evite o desperdício.

Mas como conseguir papel em formato especial?

Seu distribuidor de papel tem que ser seu parceiro, que, por sua vez, tem que ter grande relacionamento com os fabricantes. O bom trânsito frente aos fabricantes garante ao distribuidor a credibilidade e o privilégio para solicitar cortes do papel em formatos específicos, claro, respeitando alguns critérios, que variam conforme o fabricante. O formato preciso geralmente não tem custos extras para a gráfica.

 O Grupo CAC, por exemplo, com seus mais de 20 anos de tradição, trabalha junto de várias gráficas no desenvolvimento de papel em formato especial.  Analisamos, junto com o cliente, as demandas e fazemos as solicitações aos fabricantes. Assim, a gráfica consegue atender melhor o seu cliente e ainda reduz muito os custos evitando desperdício de papel.

Continuidade

Mas, tão importante quando desenvolver uma solução ao seu cliente, é a continuidade de um novo projeto. Para isso, também é essencial a garantia de fornecimento do papel em formato especial, mantendo suas características de tamanho e de qualidade. Portanto, avalie sempre com o seu distribuidor se ele garante a entrega no formato determinado com rapidez e na quantidade que sua gráfica vai precisar.

Alie o papel em formato especial à entrega programada

É importante contar com distribuidor que tem cuidado na entrega do papel em formato especial

É importante contar com distribuidor que tem cuidado na entrega do papel em formato especial

Agora que você já sabe como a sua gráfica pode se beneficiar com papel em formato especial, entenda que também pode economizar tendo um distribuidor de papéis com entrega programada. Com este sistema, o distribuidor mantém no estoque dele a compra da sua gráfica e entrega conforme prazos estipulados.

A vantagem para a sua gráfica é evitar gastar dinheiro com gestão de grandes estoques, que requerem espaços, gerenciamento, manutenção e pessoal especializado. O Grupo CAC, por exemplo, mantém centros de distribuição em Maringá (PR) e em Curitiba (PR), além de unidades em Presidente Prudente (SP) e em São José do Rio Preto (SP), com gestão para entrega rápida em todo o Sul e Sudeste.

Cuidados ao receber os papéis

Independentemente da forma como sua gráfica compra, uma orientação do Grupo CAC é quanto à inspeção do produto na entrega. Nem todo distribuidor consegue manter um padrão de qualidade no armazenamento e no transporte. Por isso, ao receber o produto:

- Aproveite já na entrega para avaliar as condições em que o papel foi acomodado e transportado.

- Confira se os materiais estão dentro das especificações de tamanho e gramatura que foram pedidos.

- Analise se não há avarias na embalagem.

- Perceba possíveis sinais de umidade.

- Tome os devidos cuidados ao descarregar e transportar os papéis dentro da sua gráfica.

- Verifique as condições dos paletes, que não devem ter muitas saliências para não afetar a acomodação das resmas de papel.

 - Oriente o pessoal para terem cuidado ao manusear as resmas, evitando torções e impactos.

 


Voltar